Clown se traduz por palhaço, mas as duas palavras têm origens diferentes. Clown, no inglês, segundo Ruiz (1987), está ligado ao termo camponês “clod”, ao rústico, à terra. Já palhaço vem do italiano “paglia” (palha), usada para revestir colchões: a primitiva roupa do palhaço era feita do mesmo tecido grosso e listrado do colchão. Outra origem é “palhaço” na língua celta, que originalmente designa um fazendeiro, um campônio, visto pelas pessoas da cidade como um indivíduo desajeitado e engraçado (Masetti,1998). Para Fellini (1986), o palhaço é mais de feira e praça, o clown de circo e palco. Tessari coloca que, tanto na língua comum italiana quanto na linguagem especializada do espetáculo, hoje não existe nenhuma diferença entre a palavra palhaço e a palavra clown, pois as duas palavras se confluem em essências cômicas. A primeira, no entanto, é usada, às vezes, como insulto, significando estúpido, ridículo e exibicionista, ou para indicar o cômico do circo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Esta discussão sobre o significado da palavra clown e palhaço é longa e complexa. Uns dizem que clown é um termo usado pelo pessoal de teatro para designar o trabalho de palhaço que desenvolvem, usado justamente para diferenciar do palhaço de circo.
Na verdade há diferenças sim, o que não faz um melhor que o outro. Existem diferenças na maneira de se iniciar a linguagem, na caracterização, na origem, nas influências, no pensamento do artista, no estilo de trabalho.
Existem semelhanças e peculiaridades no trabalho de palhaços e clowns, e isso não se controla, pois a cultura e a vivência de cada um já se responsabiliza por dar um rumo diferenciado para cada trabalho.
Retornando a questão da etimologia da palavra, para mim fica muito claro a diferença a partir da palavra.
Palhaço, origina-se de "pagliaccio", italiano, que se referia aos cômicos que saiam pelas ruas fazendo brincadeiras, e vinham vestidos com capas de colchão e com enchimentos de palhas, os homens de palha, os palhaços. Os enchimentos tinham como objetivo proteger os artistas das quedas que provocavam o riso nas ruas, e com o tempo foram adquirindo uma outra função além da proteção, provocar o riso com deformidades como bunda grande, peito grande, corcundas, etc...
Aí já denota-se um exagero, uma deformidade a fim de provocar o riso, um recurso de fora.E provocar o riso é a função do palhaço quando entra no circo e se apresenta após um número de tensão, para aliviar com o riso solto.
Já o clown se origina de "clod" camponês rústico, desajeitado e engraçado por natureza. Ele não quer ser engraçado, ele é engraçado.
O clown também faz rir, e usa pra isso recursos cômicos e suas deformidades, mas geralmente sem acrescentar muitos elementos que o escondam, o processo do clown é de dentro pra fora e não de fora pra dentro. Os elementos que utiliza na sua composição geralmente são para revelar-se e não para se esconder ou disfarçar.
O clown além de fazer rir, pode emocionar, suscitar um sorriso, um suspiro, um encantamento.
Mas é sempre bom lembrar que o clown bebe na vertente do palhaço circense fazendo uma leitura deste.
Palhaços e clowns são figuras cômicas, ambas representam a estupidez humana e fazem rir.
Postar um comentário